Institucional

Regimento Geral

O Regimento Geral da UNOS reflete a organização administrativa da Faculdade e rege-se pela legislação do ensino superior. Entre as diversas finalidades do regimento está a de organizar as atividades acadêmicas. Assim, por meio deste documento, os alunos e professores da UNOS obtêm informações sobre as atividades relativas à vida acadêmica dentro da instituição.

PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNOS busca refletir os propósitos institucionais para um período de 5 anos, definindo objetivos, metas e ações para o desenvolvimento institucional.

A UNOS concebe o PDI como um documento em que se definem a missão da Faculdade Universun e suas estratégias de ação com vistas à consecução de seus objetivos.

O PDI trata-se de um dos documentos mais significativos para a UNOS, pois nele estão expressas as políticas para o ensino, a iniciação científica e a extensão, a pós-graduação, contemplando as diretrizes e ações para orientar a gestão e efetivar sua proposta educativa nos próximos cinco anos.

A UNOS, na busca da excelência da educação superior, terá como referencial a programação de suas atividades de ensino, iniciação científica e extensão, acompanhadas por processo permanente de avaliação, a fim de cumprir sua missão e exercer criticamente a sua participação nas mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais que ocorrem na sociedade.

A qualidade, o reconhecimento da UNOS e sua imagem serão conquistas resultantes do contínuo processo de autoavaliação institucional, do pensar crítico de sua atuação e do que a sociedade espera da Faculdade Universun.

Assim, este PDI utiliza como referência o Instrumento de Avaliação Institucional Externa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), abrangendo as 10 Dimensões de Avaliação que estão contidas nos cinco eixos avaliativos do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), sobre os quais se estrutura o presente documento:

Planejamento e Avaliação Institucional

Metodologia de autoavaliação, participação da comunidade.

Desenvolvimento Institucional

Perfil institucional, missão, objetivos e metas.

Políticas Acadêmicas

Princípios e práticas de ensino, pesquisa e extensão.

Políticas de Gestão

Políticas de capacitação e formação continuada, estrutura organizacional e sustentabilidade financeira.

Infraestrutura física

Instalações, acessibilidade, plano de expansão.

Ouvidoria

A Ouvidoria é órgão interno vinculado à Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNOS e representa um mecanismo institucionalizado de interação entre a comunidade acadêmica (alunos, professores, egressos, funcionários) e membros da sociedade civil com as instâncias administrativas da Faculdade, visando contribuir para o aperfeiçoamento da gestão institucional no que se refere ao tratamento das demandas das comunidades interna e externa.

Finalidades da Ouvidoria

A Ouvidoria tem por finalidade:

  • Oferecer à comunidade externa e interna um canal de comunicação com a administração da Faculdade para o encaminhamento de suas demandas
  • Proporcionar oportunidades de intervenção crítica da gestão da instituição, visando o exame das reivindicações formuladas, a melhoria das atividades desenvolvidas e dos serviços prestados pela Faculdade
  • Estimular a prática da cidadania mediante a participação crítica do corpo discente, docente, técnico-administrativo e da comunidade externa na qualidade dos serviços educacionais prestados
  • Assegurar aos usuários dos serviços prestados pela Faculdade Universun o direito à informação, orientando-os a respeito dos meios disponíveis para obtê-la

Canais de Atendimento da Ouvidoria

Na Ouvidoria, os usuários podem ser atendidos:

  • Pessoalmente na sede da Faculdade Universun
  • Por escrito em urnas posicionadas em locais específicos da UNOS
  • Por telefone
  • Pelo e-mail: ouvidoria@faculdadeuniversun.com.br
  • Por sistema integrado vinculado ao portal acadêmico e ao site da Faculdade

Presencial

Rua da Independência, 290 Centro - Igrejinha/RS

Telefone

(47) 98821-5304

E-mail

ouvidoria@faculdadeuniversun.com.br

Sistema Integrado

Vinculado ao portal acadêmico e ao site da Faculdade

CPA - Comissão Própria de Avaliação

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Universun é criada por meio de ato do Diretor Geral e em atendimento aos preceitos da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), constituindo-se em órgão permanente de coordenação do processo de Autoavaliação Institucional.

Competências da CPA

Compete à Comissão Própria de Avaliação (CPA):

a) Elaborar o projeto de Autoavaliação Institucional a ser encaminhado à Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior (CONAES), submetendo-o à prévia aprovação do Núcleo de Apoio ao Ensino (NAE) da Faculdade

b) Coordenar o Planejamento e Avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional

c) Implementar as atividades necessárias à sensibilização da comunidade acadêmica para a importância da avaliação institucional

d) Elaborar relatórios de avaliação, enviando-os às instâncias competentes para conhecimento

e) Garantir que o processo de Avaliação Institucional ocorra de forma contínua e periódica, criando uma “cultura de avaliação”

f) Assessorar cursos e áreas nos procedimentos de avaliação externa

g) Elaborar e modificar seu Regulamento, conforme a legislação vigente

h) Prestar as informações solicitadas pelo MEC/INEP, além de elaborar e enviar, no prazo previsto, o Relatório de Avaliação Interna estabelecido pela CONAES

i) Divulgar amplamente todas as suas atividades

NAP - Núcleo de Apoio Psicopedagógico

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) da Faculdade Universun tem como proposta fornecer suporte institucional docente e discente, com o objetivo de promover a inclusão efetiva de estudantes com diferentes perfis de aprendizagem.

O trabalho psicopedagógico realizado junto aos acadêmicos para a viabilização do direito de acesso à educação se dá por meio de uma planificação pedagógica diferenciada, com base nas informações do sistema, bem como da comunidade acadêmica e da busca direta e indireta dos acadêmicos e suas famílias aos serviços oferecidos pela instituição de ensino.

A acessibilidade leva em conta aspectos atitudinais, comunicacionais, digitais e pedagógicos, dentre outros, e se dá em diferentes níveis: desde o vestibular até a conclusão do curso.

Integração Acadêmica

Auxiliar na adaptação dos acadêmicos, garantindo acesso, permanência e inclusão plena.

Orientação Acadêmica

Identificar dificuldades acadêmicas e desenvolver estratégias de enfrentamento.

Acompanhamento Estudantil

Monitorar desempenho nas disciplinas e prevenir evasão escolar.

Avaliação Diagnóstica

Avaliar alunos ingressantes e planejar cursos de nivelamento.

Objetivos Gerais do NAP

O funcionamento do NAP visa cumprir, dentre outros, os seguintes objetivos gerais:

I. Auxiliar acadêmicos em sua integração ao contexto da UNOS, garantindo condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena

II. Realizar orientação ao aluno no que se refere às dificuldades acadêmicas, proporcionando a identificação dos principais fatores envolvidos nas situações-problema e estratégias de enfrentamento pessoais e institucionais

III. Acompanhar estudantes que apresentem dificuldades de aprendizagem, visando o desenvolvimento de competências e habilidades acadêmicas, além de verificar o desempenho global nas diferentes disciplinas, os índices de aproveitamento das atividades solicitadas e de frequência às aulas e prevenir a evasão escolar

IV. Auxiliar na avaliação acadêmica de alunos ingressantes, buscando identificar as dificuldades de aprendizagem e auxiliar no planejamento de cursos de nivelamento, bem como orientar os acadêmicos que apresentarem dificuldades específicas de aprendizagem.

Como Agendar

Entre em contato conosco para agendar seu atendimento. O agendamento pode ser feito presencialmente na secretaria ou através dos nossos canais digitais.

Todos os atendimentos do NAP seguem rigorosamente o código de ética profissional, garantindo total sigilo e confidencialidade das informações compartilhadas pelos estudantes.

Horários

Segunda a Sexta: 08:00 – 18:00
Sábado: 08:00 – 12:00

Rua da Independência nº 290
Centro, Igrejinha/RS
CEP 95650-000